Quero ser artista plástico e agora? (parte 01)


    Olá! esse texto foi escrito para você que por algum motivo entendeu que sua inclinação são as artes. Seja bem vinda(o) a este mundo de cores e muitas incertezas. 
    Primeiramente, tire da sua cabeça aquela ideia de artista com boina pintando o dia todo e todo o mundo aos seus pés. Ser artista exige muito estudo e dedicação como qualquer carreira. Ah! e importante, você não é mais especial ou mais legal que o restante do mundo por quê você escolheu ser artista. Artes é uma profissão como outra qualquer! Entenda isso logo!

   "- Ok, Prisca, entendi, mas e aí? o que preciso fazer?"  

Você pode começar estudando, fazendo vestibular. Sim você pode optar por uma formação livre, mas a academia tem algumas vantagens que podem te ajudar, por exemplo, lá você tem certeza de que vai ver grande parte das técnicas. E lá dentro você participa das discussões, além de estar em contato com várias pessoas, que podem ser contatos e inspirações futuras.
É você precisa saber desenhar. Existe atualmente uma vertente do pensamento acadêmico que defende que não é preciso saber técnica para ser artista, por que arte é conceito. Eu sou da opinião que arte é conceito, mas que um artista tem que saber representar graficamente as coisas.
Enfim você não precisa saber desenhar hiper-realismo, mas é bom saber as noções básicas de desenho como luz e sobra, perspectiva e proporção.

Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou algo a acrescentar comenta aí! Se você gostou compartilha!

Continua...

Comentários

Postagens mais visitadas